quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MÓDULO III - Estrutura Composicional

 A Arte de Ler e 

Escrever:


MÓDULO III - Estrutura Composicional


Analisando a estrutura poética da Literatura de Cordel
A Escansão Poética nas Sextilhas
Quanto à forma, apresenta características do gênero poético, com rima, métrica e disposição das informações em verso. No Brasil, a produção poética mais utilizada é a redondilha maior, ou seja, o verso de sete sílabas poéticas (versos setissílabos). A estrofe mais comum é a de seis versos, chamada sextilha. E o esquema de rimas mais comum é ABCBDB. O cordelista produz uma poesia para ser recitada em voz alta. Por essa razão, o texto é escrito em versos, com estrofes, métrica e rimas constantes, com o objetivo de torná-lo fácil de memorizar. Apresenta uma situação de equilíbrio, desenvolve um conflito e termina restaurando o equilíbrio, ou seja, uma estrutura de narração cíclica. Uso de acrósticos, o diálogo com o leitor e/ou ouvinte no início ou no final da narrativa. Há estruturas composicionais diversas: peleja, ABC (trecho do cordel: ABC da saudade-  Luiz da Costa Pinheiro). Disponível em: http://www.ablc.com.br/, acesso em 10 de out. 2012.

LUIZ GONZAGA - BIOGRAFIA EM CORDEL- Altair Leal


Com tijolos ou paus se faz uma casa. Na construção do poema, muitas vezes com versos repetidos ou semelhantes, falam as palavras.


Peço licença aos poetas
Pra falar de um nordestino
O grande Luiz Gonzaga
Que cantar foi seu destino
Fez de sua “Asa Branca”
Para o nosso povo, um hino.
Todo nordestino sente
Orgulho deste senhor
Traduziu como ninguém
Do nordeste seu valor
Com a sanfona e seu gibão
Foi o nosso cantador
Nascido no ano doze
Treze de dezembro o dia
Na Serra do Araripe
Teve festa e alegria
Na Fazenda Caiçara
Seu Januário sorria.

1. Você observou que há rimas. Represente-os no caderno, deste modo:
a) No lugar de cada verso com rimas, desenhe o sinal O.
b) No lugar dos demais versos, desenhe o sinal ____.
Registre cada sinal em uma linha; Pule uma linha na mudança das estrofes
Confira com o seu colega ao lado.
c) Agora, escreva em seu caderno, em numeral ordinal, quais são os versos com rimas em cada poema.
d) Por que você acha que os poetas usaram essas rimas? O que acham os colegas?

O Jeca Tatu de Monteiro Lobato --- Medeiros Braga
Eu vou recontar em versos
O que Lobato contou
No seu livro “URUPÊS”
No qual se imortalizou
Ao externar seu talento
No Jeca que projetou.
Essa obra foi escrita
No início do século vinte,
Há mais de noventa anos
E, assim, por conseguinte,
Só se escrevia ao agrado
Das elites de requinte.
Abriu Monteiro Lobato
Na nossa literatura
A trilha e a caminhada
Para uma nova cultura
Onde o homem fosse alvo
Da melhor propositura.

Para transformar a história do personagem de Monteiro Lobaro, Jeca Tatu, em cordel, o poeta cordelista trabalhou com a organização do texto em versos e com as rimas constantes para dar um ritmo especial à história. Sublinhe as rimas das três estrofes e anote o que você observou sobre elas. Há musicalidade?

VAGALUME (CORDEL INFANTIL)

Maria Hilda de Jesus Alão - retirado http://www.recantodasletras.com.br/, 10/10/12

Vagalume acende a luz            
Parece estrela a voar
Criança corre atrás dela
Com vontade de pegar.


Voa, voa vagalume
Com a luzinha a brilhar
Ilumina essa menina
Que não cansa de sonhar.

Se eu pudesse mudar
Queria ser vagalume
Para o mundo iluminar
Com o clarão do meu lume,
Voa, voa vagalume!

Cada um desses poemas possui uma força diferente de expressão. Para conseguirem isso, os poetas utilizaram alguns recursos de linguagem: a rima e a beleza das frases poéticas. A forma em verso, em geral, facilita a memorização das formas literárias de tradição oral. Ligada à situação sociocomunicativa, constitui uma marca histórica desse gênero.
A)   O que o poeta se dispõe a fazer no texto do cordel?
B)   Qual o esquema de rimas?
1. Você vai trabalhar agora com quatro palavras de quatro letras retirados do poema.
a) Escreva cada palavra na forma vertical como um acróstico, use rimas. Observe que um poema não se faz simplesmente juntando estrofes soltas. Ele precisa ter uma coerência.

Setilhas: Pela beleza rítmica que essas estrofes oferecem ao declamador, os grandes poetas não conseguiram fugir à tentação de produzi-las.

Chegada De Lampião No Inferno -  José Pacheco da Rocha
Vamos tratar da chegada
quando Lampião bateu
um moleque ainda moço
no portão apareceu.
- Quem é você, Cavalheiro -
- Moleque, sou cangaceiro -
Lampião lhe respondeu.
- Não senhor - Satanás, disse
vá dizer que vá embora
só me chega gente ruim
eu ando muito caipora
e já estou com vontade
de mandar mais da metade
dos que tem aqui pra fora.
Moleque não, sou vigia
e não sou o seu parceiro
e você aqui não entra
sem dizer quem é primeiro
- Moleque, abra o portão
saiba que sou Lampião
assombro do mundo inteiro.

Esse cordel apresenta algumas características peculiares ao gênero.
  1. De quantos versos se compõe cada estrofe? Quantas sílabas há em cada verso? Qual é o esquema de rimas nas setilhas?
  2. Escreva, com suas palavras, o tema de que trata o poema.
  3. Como o poeta chama a atenção do leitor no texto do cordel?
Conclusão: Percebeu que nas sextilhas o esquema de rimas é_______________ e nas setilhas o esquema de rimas_________________.

Diga Deus Onipotente
Se é você, realmente
Que autoriza, que consente
No meu sertão tanta dor
Se o povo imerso no lodo
apregoa com denodo
que seu coração é todo
De luz, de paz e de amor.
Oito pés de quadrão ou Oitavas: Os oito pés de quadrão, ou simplesmente oitavas, são estrofes de oito versos de sete sílabas. Na estrofe popular aparecem os primeiros três versos rimados entre si; também o quinto, o sexto e o sétimo, e finalmente o quarto com o último, não havendo, portanto um único verso órfão.
  1. Faça o esquema de rimas no próprio poema de cordel. E, recite o poema.
  2. Também no próximo, as décimas.
Eram doze cavalheiros
Homens muito valorosos
Destemidos, corajosos
Entre todos os Guerreiros
Como bem fosse Oliveiros
um dos pares de fiança
Que sua perseverança
Venceu todos os infiéis
Eram uns leões cruéis
Os doze pares de França.
Décimas - As décimas, dez versos de sete sílabas, são as mais usadas pelos poetas de bancada e pelos repentistas. Esta modalidade só perde para as sextilhas, especialmente escolhidas para narrativas de longo fôlego. Ainda assim, entre muitos exemplos, as décimas foram escolhidas por Leandro Gomes de Barros para compor o longo poema épico de cavalaria A Batalha De Oliveiros Com Ferrabraz, baseado na obra do imperador francês Carlos Magno. http://www.ablc.com.br/



A XILOGRAVURA
Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor. Eles têm geralmente 8 páginas mas podem ter mais, variando entre 16, 32 e 64. As páginas medem 11x16cm e são comercializadas pelos próprios autores. As imagens de capa dos livretos, geralmente xilogravuras artesanais, costumam ser uma marca característica do cordel, pois apontam claramente para a temática. Os livretos de cordel utilizam material barato, seu papel é de jornal e as capas são desenhadas com matrizes xilográficas. A xilogravura, geralmente, é feita das cascas de cajá ou Umburana. Vídeo a produção de Xilogravuras.Disp.http://youtu.be/lXkKOI3z0V8, ac.11/10/12. 

Foi possível perceber a diversidade temática dos folhetos? Quais chamaram mais sua atenção? Por quê?



outu.be/lXkKOI3z0V8>. Acesso em 11 out. 2012

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