terça-feira, 11 de junho de 2013

Referências Bibliográficas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência. O dilema da educação. 9ª ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003, p. 96, 100, 138.

CHAUI, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

CORALINA, C. Meu Livro de Cordel. 7. ed. São Paulo: Global editora, 1996.

DRUMMOND.
Disponível em: <http://www.psicologiadialetica.com/palavra-magica-nossa-de-cada-dia>. Acesso em: 20 out. 2012.

FREIRE. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro Editora, 1980.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Sobre educação: diálogos. 2v. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

LA TAILLES, Y. de: OLIVEIRA, M. Kohl de; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 16 ed. São Paulo: Summus, 1992.

DESCARTES, R.
Disponível em: <http://www.citador.pt/textos>. Acesso em 20 out. 2012.

ROJO, R. H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. SP: SEE-SP e SME-SP, 2004.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRAÇADO, J. Entrevista com Marta Pereira Scherre sobre preconceito linguístico, variação linguística e ensino. Caderno de Letras da UFF, 362008, p. 11-26.

ALVES, M. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência. O dilema da educação. 9ª ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003, p. 96, 100, 138.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação trabalhos acadêmicos - apresentação em documentos apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

AVELAR, J. O. Funcionamento da Língua: Gramática, Texto e Sentido. Tema 1: Gramática em Contexto: pressupostos de análise/Tópico 3: Gramática Descritiva e Gramática Normativa. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 05. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

AVELAR, J. O. Funcionamento da Língua: Gramática, Texto e Sentido. Tema 3: A Gramática no Texto: procedimentos de análise/ Tópico 3: Sintaxe, sentido e variação lingüística no trabalho com o texto. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 04. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BAGNO, M. A língua de Eulália: Uma novela sociolinguística. São Paulo: Contexto, 1997.

BAHIA. Secretaria da Cultura e Turismo. Coordenação de Cultura. Antologia baiana de literatura de cordel. Salvador: A Secretaria, 1997.

BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. A Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 279-326.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escritaSão Paulo: Cortez, 2006.

BENTES, A.C. Linguagem Oral: Gêneros e VariedadesTema 1 - O trabalho com gêneros orais: pressupostos teóricos./ Tópico 3 – A presença da oralidade na escrita. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 08. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BENTES, A.C. Linguagem Oral: Gêneros e VariedadesTema 2: O trabalho com gêneros orais: teoria e prática./Tópico 1 - O trabalho com gêneros orais formais na escola. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 02 e 06. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BENTES, A. C. Linguagem Oral: Gêneros e Variedades. Tema 3 – O trabalho com as variedades do português/Tópico 3 - O trabalho de estilização das variedades sociais e regionais. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 08 e 11. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BRAGA, D.; Buzato, M. Multiletramentos, Linguagens e Mídias. Tema 1 -Tecnologias e Práticas Comunicativas /Tópico 1 - Processos de naturalização das tecnologias: o caso da escrita alfabética. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 02. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BRAGA, D.; BUZATO, M. Multiletramentos, Linguagens e Mídias. Tema 1 - Tecnologias e Práticas Comunicativas /Tópico 3 – As TICs e o processo de remidiação. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 08. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BRAGA, D.; BUZATO, M. Multiletramentos, Linguagens e Mídias. Tema 2 - O trabalho com gêneros orais: Teoria e prática/Tópico 1 - O trabalho com gêneros orais formais na escola. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 02. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental.Português. Brasília, DF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 – TP3: Gêneros e tipos textuais. Brasília, DF, 2008.

CARETTA, A. A. As formas da canção nas diversas esferas discursivas. Estudos Linguísticos, v. 37, n. 3, p. 17-24. São Paulo: GEL, 2008. Disponível em:<http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/37/EL_V37N3_02.pdf>. Acesso em: 14 maio 2011.

CHAUI, M. Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

CORALINA, C. Meu Livro de Cordel. 7. ed. São Paulo: Global editora, 1996.

DOLZ, J. M.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. M.et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128. Tradução e organização de R. H. R. Rojo e G. S. Cordeiro.

DRUMMOND. Disponível em: <http://www.psicologiadialetica.com/palavra-magica-nossa-de-cada-dia>. Acesso em: 20 out. 2012.


FREIRE. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro Editora, 1980.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P; GUIMARÃES, S. Sobre educação: diálogos. 2v. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

LA TAILLES, Y. de: OLIVEIRA, M. Kohl de; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 16 ed. São Paulo: Summus, 1992.

MAHER, T. de J. M.; AMARAL VERAS, M. V. do. Textos em Contexto: Jornalismo, Publicidade, Trabalho, Literatura e Artes/Mídias. Tema 1:Sequências Didáticas: uma unidade de trabalho./ Tópico 2: Revisitando os conceitos de esfera de comunicação e de gêneros textuais/discursivos. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012, p. 03. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. (Orgs.) Língua Portuguesa - Ensino Fundamental. Coleção Explorando o Ensino, vol 19. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010, p. 65-84.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. Gêneros textuais: reflexão e ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2006.

______. Da fala para a escrita: Atividades de retextualizacao. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

ORLANDI, E. P. Discurso e leituraSão Paulo: Ed. Cortez, 1988.

DESCARTES, R. Disponível em: <http://www.citador.pt/textos>. Acesso em 20 out. 2012.

ROJO, R. H. R.  A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In: M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, 2002, p. 31-52. São Paulo: Musa/UFJF/INEPCOMPED.

______. Gêneros do Discurso e Gêneros Textuais: Questões Teóricas e aplicadas.In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial. 2005, p. 184-207.

______. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto de divulgação científica elaborado para o Programa Ensino Médio em Rede, Rede do Saber/CENP_SEE-SP e para o Programa Ler e Escrever - Desafio de Todos, CENPEC/SME-SP. São Paulo: SEE-SP e SME-SP, 2004.

SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

SÃO PAULO (Estado). Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa/Programas: Ler e escrever e Orientações curriculares. Livro do Professor. Sétimo ano, São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2010.

______. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SEE-SP, 2008.

SILVA, M. Indicadores de interatividade para o professor presencial e on-line.Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 93-109. Curitiba: Ed. Champagnat, 2004. Disponível em: <http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/1891/189117821008.pdf>.   Acesso em 19 abril 2012.

ZOPPI-FONTANA, M. G. Autoria, Efeito-Leitor e Gêneros de Discurso. Tema 1:Texto/Discurso./Tópico 2: Enunciação e posições discursivas – as imagens. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 06. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

_______. Autoria, Efeito-Leitor e Gêneros de Discurso. Tema 2: Função-Autor e Efeito-Leitor./Tópico 1: Autoria e função-autor. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 01. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

______. Autoria, Efeito-Leitor e Gêneros de Discurso. Tema 2: Função-Autor e Efeito-Leitor./ Tópico 2: Práticas de leitura e efeito-leitor.Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 06. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.

______. Autoria, Efeito-Leitor e Gêneros de Discurso. Tema 3: Gêneros Discursivos/ Tópico 2: Funcionamento dos gêneros: marcas e propriedades. Campinas, SP: UNICAMP/REDEFOR, 2012. p. 02. Material digital para AVA do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR/UNICAMP.






Um comentário: